sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A tecnologia que adianta a informação

Para a publicidade ou o jornalismo, o fenômeno de uma nova comunicação veio junto com a Internet. Ela inicia com hiper-navegação, pesquisas rápidas, novas formas de relacionamento e absorção de conteúdo relevante ao seu perfil. Nesse contexto, a web 2.0, (que nada mais é que uma maneira diferente de pensar web) foi criada em seus primórdios para promover a colaboração de conteúdos acadêmicos e organizações militares do governo americano. A web já nasceu colaborativa.

O público ou receptor torna-se co-autor e colaborador na internet. As experiências ficam mais avançadas, com os anúncios animados em topsites, mídia indoor e mídias alternativas.

Além de ouvir, ler, ver e receber informação, o público possui a necessidade de fazer a comunicação direta ou indireta. E usa a tecnologia para isso. Uma recente forma de comunicação na web e que tem chamado muito a atenção dos jovens, é o twiiter. O movimento "microblogging" conecta pessoas trocando mensagens de até 140 caracteres. A curiosidade sobre este exato instante na vida de amigos ou de desconhecidos conduz a um novo fenômeno da publicação online: o microblogging.

A idéia está longe dos posts que o blogger ajudou a popularizar. Se o blog divulga ou dá uma notícia sobre sua vida e trabalho, o twitter se aproxima mais do conceito de “plot” usado no teatro: em uma frase, você resume o que está fazendo no momento. Pode ser através de um pensamento recorrente ou um recado para seus amigos.

Em São Paulo, o Estadão usa o twitter e conseguiu popularizar as notícias no meio jovem em pouco tempo. No programa Roda Viva da TV Cultura, há duas semanas, o ator Wagner Moura estava sendo entrevistado por vários jornalistas, historiadores e profissionais da área de comunicação. Enquanto isso, dois estudantes de jornalismo e um professor da Universidade de São Paulo (USP) participavam da roda de perguntas. Eles avaliavam o desempenho do programa através do que? Do twiiter. A informação chegava rapidamente aos outros.

A única e talvez mais urgente preocupação que se deve ter é com a veracidade das informações. No blog, todo mundo fala o que deseja. No twiiter também. Você lança idéias e espera respostas. Se as idéias forem válidas e interessantes, a resposta será positiva e imediata. Se as idéias forem vazias, não tem solução. A tecnologia ainda não resolveu esse problema.

Nenhum comentário: