segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Como a informação aparece na mídia?

Como a informação aparece na mídia?

Cada tipo de veículo tem necessidades diferenciadas quando se fala em “tratamento da informação”. O que é exigido de um repórter de jornal impresso é diferente do que é exigido de um repórter de TV. A Assessoria de Imprensa dá o atendimento adequado a cada profissional, levando em consideração a sua experiência e o seu veículo.

Nos jornais diários, o repórter recebe a pauta no início do seu horário de trabalho e tem que apresentar os resultados no final do dia. O prazo é determinante. Caso o repórter não consiga as informações para a conclusão da sua matéria, certamente ele perderá o interesse por ela no dia seguinte. Essa regra altera-se, eventualmente, por ocasião de matéria especial elaborada com mais tempo e com maior flexibilidade para contornar impedimentos de um dia.

A respeito do redator ou repórter de revista, embora também tenha o compromisso do fechamento semanal ou mensal, dispõe de um pouco mais de elasticidade quanto a prazos. Como trabalha mais de uma matéria ao mesmo tempo e procura ouvir o maior número possível de fontes, é interessante que agende suas entrevistas com antecedência.

As rádios e TVs funcionam com o tempo contado em segundos. Nas entrevistas a esses veículos, o ideal é a fonte estar preparada para dizer a essência de seu pensamento em curto espaço de tempo. Mesmo que a gravação se estenda, o material é de maneira geral, editado, indo para o ar de maneira sintética.

Em suma, a informação pode ser a mesma em todos os veículos, mas ela será divulgada de maneira diferenciada. Com ou sem imagens, com ou sem fotos, detalhada (como em um especial) ou em forma de matéria, nota, comentário e ainda texto opinativo. O essencial é que a mensagem seja compreendida e, se houver o chamado “feedback” ou “retorno” do público, será melhor ainda.

Naiara Andrade - Jornalista.

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