quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Você é uma pessoa online ou offline?

A Revista Galileu do mês de janeiro propôs à repórter Paula Sato uma experiência diferente. Depois de uma temporada em Tóquio e Londres, duas das cidades mais tech do mundo, a repórter topou a idéia de passar 30 dias desconectada em São Paulo. O desafio maior era conseguir trabalhar e continuar com a sua vida social durante esse tempo.

A jornalista não podia sequer utilizar o celular, ou ligar para números de aparelho celular. Toda a comunicação era feita por telefone convencional e em uma capital tão conflitante e com agitação diária como São Paulo, isso é um baita desafio.

Ela perdeu contato com alguns amigos com quem costumava trocar mensagens, conversar em sites de relacionamento ou postar comentários em blogs. Perdeu baladas, festas e cursos, porque ninguém mais lembrava do telefone da sua casa pra ligar e informar sobre esses eventos, sejam eles pessoais ou profissionais. Até a entrevista para um novo emprego, Paula deixou passar, já que não tinha acesso a sua caixa de emails.

Ao final da experiência, ela teve um saldo positivo. As pesquisas para a matéria sobre a “vida unplugged” foram realizadas em bibliotecas, jornais impressos, noticiários de TVs e outros meios de comunicação, exceto internet. Paula aprendeu que não precisa ficar “online” 12 horas por dia, para estar em contato com o mundo.

Reaprendeu algumas coisas e prazeres que tinham ficado no passado. Foi a uma biblioteca e passou a tarde percorrendo os corredores e literalmente “esmiuçando” informações em livros, já que o “oráculo” google.com não poderia facilitar a sua vida.

Sabemos que a comunicação é essencial em nossas vidas e a internet ocupa um grande espaço nesse quesito. Uma jornalista sem contato virtual, sem acesso ao youtube ou espaço para examinar diferentes opiniões em fóruns online de discussão, com certeza demora mais para fazer uma matéria. Mas resgata também o apreço por uma boa pesquisa à lápis e papel; e valoriza ainda mais a facilidade junto a quantidade de informações que internet e tecnologia agregam nos dias de hoje. No entanto, é claro, avaliar os fatos e checar sempre. Porque acreditar em tudo que a internet propaga... Também não dá.

Um comentário:

Jamille Secchi e Cadinho Braggio disse...

Eu precisaria passar por uma experiência dessas hahaha...a abstinência iria ser torturante...sem dúvida, mas talvez eu reaprendesse a passar um dia sequer sem ter q ligar meu PC e não me sentiria mal...
Como a Leca não me falou do blog de vcs...muito show...mas gentennnn o natal acabou faz tempo...bora atualizar ahahaha
já vou add nos meus favoritos