quinta-feira, 17 de julho de 2008

A comunicação no cenário empresarial

As empresas vivem em um momento competitivo, onde, nas mais variadas áreas, se compara o preço, a qualidade, o profissionalismo e o produto. Hoje é possível dizer que 99% do setor privado brasileiro é constituído de micro e pequenas empresas. Há quem diga que quando a empresa cresce demais, perde a criatividade do início, a identidade e a ousadia. Isso porque a preocupação está somente na gerência do negócio. O empresário deve deixar de lado as más concepções e os “pré-conceitos”.
Mais ou menos há 25 anos, a Microsoft tinha menos de dez empregados. O Boticário era uma farmácia de manipulação em Curitiba e o Grupo Positivo, um cursinho pré-vestibular de oito professores. Atualmente, estas são grandes empresas e com grandes responsabilidades. Empresas que garantiram um bom número de clientes ao longo do tempo e precisam provar, a cada dia, que são boas o suficiente para conquistar novos.
Por isso é preciso conhecer as necessidades do consumidor, desejos, demandas. Criar serviços e produtos que tenham como resultado valor e satisfação. O mercado se fragmenta e transforma hábitos, multiplica os objetos de consumo. Desta maneira crescem novas estruturas valorativas: prestígio, sofisticação e elementos que diferenciam um produto ou serviço do outro.
O conteúdo humano nas empresas e a comunicação surgem com uma importância cada vez maior. Valores são agregados quando o diálogo ocorre dentro de uma empresa, os relacionamentos profissionais são diretos e os conhecimentos se unem. Nesse contexto, a comunicação aparece como elo, um “instrumento facilitador”.
O processo da comunicação é uma ferramenta estratégica nas relações profissionais e sociais. No ambiente corporativo torna-se fundamental, pois exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das empresas. Assim, gestores exercem as funções de planejamento, organização, liderança e controle das ações, influenciando os clientes externos e internos. Nesse sentido, a Resoluta procura manter o bom relacionamento com seus clientes e colaboradores, sendo mais do que uma facilitadora na comunicação. A empresa deseja ser parceira e crescer, na medida em que o trabalho do seu cliente também é reconhecido. Com profissionalismo e dinamismo, a intenção é pensar por você e criar idéias inovadoras.

Naiara Andrade - Jornalista

Um comentário:

Catiuxa disse...

Como mostrar-se para o público consumidor como uma empresa bem consolidada, com qualidade, diferenciais, bem posicionada se não através da comunicação? Comunicação não se restringe a um simples outdoor ou anúncio em revista, não é apenas propaganda! Comunicação como um todo, integrada a todas as àreas da empresa. A mensagem que se deseja passar, o objetivo de marketing, deve estar em tudo oq leva o nome da empresa e isso somente profissionais capacitados são capazes de diagnosticar e comunicar!